Você se sente estagnado com as vendas pela internet?
Gostaria que seu produto ou serviço tivesse uma visibilidade maior, mas parece que ele parado neste mercado? Sente que chegou a hora de melhorar seus resultados?
Você está no lugar certo.
Continue aqui que você vai ver que não é tão difícil aumentar suas vendas e melhorar os resultados do seu negócio na internet!
Nesse artigo, eu vou te ajudar a aumentar suas vendas por meio de estratégias simples e descomplicadas! Vou te dar dicas valiosas para você aplicar em seu negócio e experimentar logo de cara os melhores resultados.
Vamos lá?
As vendas pela internet só crescem…
É isso mesmo o que se tornou a internet nos dias de hoje: um grande mercado virtual, onde as pessoas estão comprando e vendendo de tudo..
E nunca se vendeu tanto neste mercado.
Um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que, apesar da crise, os brasileiros continuaram comprando pela internet.
Dos entrevistados, 89% confessaram haver realizado pelo menos uma compra online no período de um ano.
A pesquisa levou em conta homens e mulheres moradores das 27 capitais do país.
E a tendência irrefreável é que, em pouco tempo, os números das vendas pela internet alcancem os das vendas físicas.
O que dizem os especialistas sobre vendas pela internet…
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tem realizado importantes estudos nesta área.
Segundo o órgão, o comércio eletrônico cresceu 9,23% e chegou a 600 mil lojas eletrônicas em 2017. Um número que denota a crescente expansão do setor.
A 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada em parceria com a E-commerce Brasil, com mais de 2,7 mil donos de empresas que atuam no comércio eletrônico, durante o mês de junho de 2016, revelou um cenário surpreendente.
O estudo buscou levantar dados o perfil de empresas de e-commerce brasileiras, com o objetivo de conhecer como se comportam os negócios na rede.
Segundo a pesquisa, 1 em cada 2 entrevistados operam apenas no e-commerce, sem contar com loja física.
Além disso, 59% dos empresários que ainda não têm e-commerce afirmaram que planejam se inserir nesse universo.
Das vendas pela internet, 5 em cada 10, ou seja, 51% dão lucro, enquanto 3 (29,4%) estão empatadas e apenas 2 delas (19,6%) reportaram prejuízo.
Novos tempos, novos canais
A pesquisa também confirmou o que já estamos vendo na prática. As redes sociais se tornaram canais de venda poderosos.
O Facebook, principalmente, e recursos como chats e Whatsapp, vêm ganhando espaço como canais de atendimento e concretização de vendas pela internet.
No entanto, um dado alarmante chamou a atenção. Dos entrevistados, 32% desconhecem a taxa de conversão em vendas. Esse número demonstra o quanto as operações de vendas pela internet ainda são amadoras.
Não é por acaso que órgãos como o Sebrae têm alertado para a necessidade de profissionalização de operações divulgação de produtos e serviços e vendas pela internet.
Afinal, os negócios no ambiente virtual devem seguir as mesmas premissas do ambiente físico. Seriedade e compromisso com a qualidade são fatores de sucesso em qualquer empreendimento.
Na medida em que crescem as compras pela internet, aumenta também o número de empresas que investem no marketing digital.
Com as mudanças no mercado e no perfil do consumidor, torna-se imprescindível que as empresas adotem posturas diferenciadas para atrair e fidelizar clientes.
Também é importante planejar e investir corretamente, buscando o conhecimento necessário para garantir a entrada e permanência do negócio nesse mercado.
Deixar de atentar para as estratégias certas pode levar seu negócio virtual ao fracasso.
O que fazer para se destacar com vendas na internet
De forma alguma. Em um ambiente tão amplo e diversificado, é mais seguro fazer a coisa certa.
Somente com as estratégias corretas você vai conseguir fazer com que seu negócio alcance novos e promissores níveis.
Afinal, você não quer estar entre os 29,4% de empresas que estão empatadas em seus lucros e muito menos dos 19,6% das que estão tendo sérios prejuízos na internet.
Por isso fiz um levantamento das principais dicas de especialistas que podem aumentar suas vendas pela internet.
● Confira 4 dicas de vendas pela internet!
#1. Atenção para seu site
O site e a sua loja virtual devem facilitar o acesso das pessoas que vão comprar seu produto ou serviço.
Por isso, deve funcionar para que a experiência de compra do seu cliente seja agradável e sem problemas. Ele deve ser 100% funcional, interativo e com boa navegabilidade.
Afinal, você não vai querer que seus clientes potenciais saiam da loja assim que entraram, não é?
Um aspecto importante e que não deve ser deixado de lado, é a segurança aos dados do cliente no momento da compra.
E lembre-se: um layout intuitivo permite que qualquer comprador possa efetuar uma compra rapidamente, sem entraves.
#2. Anuncie seu produto
A internet é um mundo sem fronteiras.
Como no mundo físico, um produto que não é visto, não é lembrado. E muito menos comprado.
Por isso a importância de investir em anúncios na internet.
As opções são muitas: links patrocinados, publicidade nas redes sociais, banners, janelas pop-ups, publicidade em blogs, Mobile Advertising, e-mail Marketing e uma infinidade de formas de anunciar que vão fazer seu produto ou serviço ficar em alta.
#3. Invista em SEO (Search Engine Optimization)
Para ser encontrado com facilidade, um site deve estar no topo dos principais buscadores da internet para pesquisas relacionadas ao seu segmento de mercado.
Não adianta estar na segunda página. Por isso, o SEO deixou de ser tendência e virou uma obrigação de quem entra na internet para divulgar e vender um produto ou serviço.
Um dos profissionais de marketing digital mais respeitados do mercado, Fábio Ricotta, e que trabalha com otimização de sites desde 2005, afirma ser fundamental desenvolver um site já pensando em boas práticas de SEO.
Ricotta lembra a importância de se buscar plataformas conhecidas no mercado e que já possuam exemplos de empresas bem-sucedidas em seus resultados orgânicos.
#4. Monitore seus resultados
Os números são o termômetro que permitem avaliar a condição de um negócio.
O monitoramento detalhado e contínuo é a única forma de entender o funcionamento de um empreendimento. Por isso a importância de estar atento às estatísticas de suas vendas online.
Felizmente o mercado conta hoje com inúmeras ferramentas que ajudam no monitoramento de dados sobre qualquer tipo de negócio.
Busque as que mais se adequam ao seu negócio e tenha em mãos todas as informações que precisa para gerir bem suas vendas e seu empreendimento.
➜ Impulsione de uma vez com as suas vendas na internet
Com planejamento e contando com a parceria certa, você só tem a ganhar, aumentando a visibilidade da sua marca, suas vendas e, consequentemente, seus lucros.
E eu posso te ajudar ainda mais!
Baixe agora mesmo o eBook 33 tipos de ferramentas para alavancar suas vendas.