As técnicas de persuasão fazem parte da vida de todas as pessoas, inclusive da sua.
Um professor, por exemplo, precisa convencer seu aluno de que ele é um especialista na disciplina. Do contrário, não terá credibilidade diante da classe.
Já um empregador, deve convencer o funcionário de que a empresa tem plano de carreira, se quiser vê-lo com motivação no trabalho.
Mas como conseguir convencer as pessoas, dentro daquilo que você diz e faz? É sobre isso que vou falar a seguir.
Esse artigo traz 5 técnicas de persuasão que funcionam em qualquer situação, para qualquer pessoa, seja vendedor ou não. Então, leia o conteúdo até o final, se quiser ser mais convincente de hoje em diante!
1. Conte uma boa história
Robert Mckee, famoso roteirista, diz que existem duas maneiras de você convencer alguém:
- Utilizar argumentos intelectuais, se baseando em números, fatos e raciocínios lógicos.
- É mais eficaz, de acordo com o autor, é usar histórias em torno das ideias.
O motivo é simples: as pessoas tendem a prestar mais atenção em histórias, porque elas envolvem emocionalmente e criam identificação com o ouvinte. Nós explicamos isso claramente no seguinte artigo:
Se você vende curso de inglês, compartilhe a experiência de algum aluno que foi promovido no trabalho por causa do idioma. Destaque que esse aluno teve dificuldades, mas superou cada uma delas.
2. Utilize o poder da confiança
Antes de uma pessoa comprar de você ou acreditar em sua ideia, ela precisa sentir que você é alguém de confiança. Isso é uma tendência de todo ser humano.
Afinal, para uma pessoa contratar seu serviço, ela precisa estar certa de que você oferece a qualidade que promete.
Portanto, para transmitir confiança, não demonstre uma má reputação ou falta de ética. Ninguém acredita em gente sem credibilidade. Seja honesto, transparente e não invente promessas que não vai poder cumprir.
Até porque, como explicamos neste outro artigo, a persuasão nada tem a ver com mentiras ou enganação.
Não se esqueça da máxima de Aristóteles: “Acreditamos mais, e bem mais depressa, em pessoas honestas”.
3. Mostre o valor que está em jogo
A maneira mais eficaz de fazer uma pessoa levar o produto é através da percepção de valor.
Isso não significa mostrar que a mercadoria está barata. Isso envolve apontar para os benefícios que o consumidor terá após a compra.
O que você vende? Quais são os benefícios que seu produto oferece? Se você trabalha com móveis personalizados, o principal benefício pode ser a durabilidade, por exemplo.
Também mostre ao cliente que um móvel mais durável pode significar uma economia a longo prazo, porque ele não vai precisar substituir por um terceiro, rapidamente.
4. Negocie nos 45 minutos do segundo tempo
Se você utilizou diversas técnicas de persuasão e de venda, mas não atingiu seu objetivo, recorra a negociação.
Nessa hora, a outra parte senta e te ouve, porque ela sabe que negociar gera benefícios para ambos. Ou seja, ninguém perde no fim.
A negociação é eficaz porque demonstra que você está realmente interessado em ajudar a outra parte. Afinal, você está abrindo mão de seus próprios interesses, parcialmente, para chegar a um acordo.
Comece ouvindo as necessidades do outro, assim você saberá em quais pontos deve tocar e como deve apresentar sua proposta, sem desagradar a pessoa.
5. Dispare gatilhos mentais
Gatilhos mentais são técnicas psicológicas e verbais que ativam sentimentos, criam percepção e estimulam comportamentos nas pessoas.
Quer conhecer os principais gatilhos que ajudam na persuasão? Abaixo estão dois deles, com explicações rápidas para você utilizar:
- Prova social: utilize depoimentos de pessoas falando bem sobre seu produto, para convencer aqueles que ainda não decidiram pela compra.
- Autoridade: esse gatilho se baseia em fontes confiáveis, como opiniões de especialistas e estudos científicos, capazes de tornar sua mensagem mais crível.
As técnicas de persuasão e os gatilhos mentais ainda podem ser mais explorados por você
A persuasão é importante para qualquer pessoa que precisa ter influência na sociedade. Pode ser utilizada pelo político, pelo professor, pelo artista, pelo amigo (que precisa convencer o colega de que ele é confiante).
Não importa quem você seja, se precisa de influenciar e encantar pessoas, aplique as técnicas necessárias quando fizer discursos e apresentações.
Mas esta última técnica (dos gatilhos mentais) fornece insumos o suficiente para que você ponha em prática e tenha resultados poderosos!
Então, te convido a acompanhar o blog para não perder o nosso próximo artigo exclusivo com os “4 gatilhos mentais que você deveria apostar para ser um influenciador”.
Te espero lá!