A arte de persuadir consiste mais em agradar alguém do que em convencer. Isso porque os homens se guiam mais pelos caprichos do que pela razão.- Blaise Pascal

No artigo anterior, nós falamos sobre storytelling e que essa pode ser a melhor estratégia para persuadir as pessoas.

Legal, você já entendeu a estratégia, mas afinal, o que é persuadir? Se você quer aumentar consideravelmente suas vendas, precisa ser um mestre nesta arte.

Então, vamos desmistificar uma coisa:

Persuadir NÃO significa manipular a mente das pessoas ou enganar!

Persuadir não é mentir, mas mostrar-se condizente ao ponto de conseguir que uma pessoa faça aquilo que você deseja pela própria escolha.

Então, se você não estava conseguindo vender, pode ser que falte persuasão na sua fórmula.

E se você sente que precisa melhorar sua capacidade de convencer os outros, esse artigo tem as informações necessárias.

Você vai aprender o que significa persuadir, na prática. Esse é o primeiro passo para quem é aprendiz, mas quer se tornar um professor nessa arte capaz de vender milhões.

O que é persuadir? Entenda essa arte agora!

A persuasão é uma estratégia de comunicação, que utiliza apelos emocionais e visuais, para levar uma pessoa a uma ação, como aceitar uma ideia ou comprar um produto. Ela está extremamente ligada ao campo da convicção.

Para persuadir uma pessoa, você precisa fazer com que ela acredite no seu discurso. Em outras palavras, persuasão é convencer seu ouvinte de que seu ponto de vista é verdadeiro.

Para isso, você deve utilizar técnicas retóricas capazes de captar a atenção das pessoas e convencê-las da sua opinião.

Confira a seguir o que é persuadir e como essa estratégia trabalha para você e seus negócios!

Persuadir é convencer

A principal característica da persuasão é o convencimento. A pessoa persuasiva tem a capacidade de fazer com que o ouvinte aceite sua ideia, acredite nela e a defenda.

Isso significa apresentar seu ponto de vista a alguém e fazer com que essa mesma pessoa deposite confiança no que você está dizendo.

Como funciona isso, na prática? Supondo que você é vendedor de uma loja de sofás.e um consumidor entra no estabelecimento querendo levar um móvel confortável.

Nesse caso, persuadir é fazer esse cliente acreditar que o “sofá x” é o mais adequado para sua necessidade. Isso se faz apresentando os benefícios do produto.

Persuadir é obter sem pedir

Um bom vendedor sabe que dizer ao consumidor “compre meu produto” não é o suficiente. Você precisa provar que seu bem supre a necessidade do cliente, para a compra acontecer.

James Burg, em seu livro “A arte da persuasão”, escolheu um subtítulo que resume isso: “consiga tudo o que quer sem precisar pedir”.

A pessoa que não é persuasiva vive pedindo atenção aos outros, para que eles acreditem no que ela está falando.

Persuadir não é pedir confiança, mas mostrar provas de que você é uma pessoa confiável. Não é dizer que você é inteligente, mas é obter esse reconhecimento das pessoas através de discursos e conteúdos relevantes.

Persuadir é encantar

O que te convence mais: dizer que uma faculdade tem bons professores, ou que uma graduação te leva a um bom emprego e pode transformar a vida de sua família?

Sem dúvida, a segunda frase é a resposta da maioria das pessoas. Afinal, esse é o sonho de muitos.

O vendedor persuasivo entende isso muito bem. Ao invés de ser racional durante a venda, ele toca na parte emocional do consumidor.

Ele não dirá que um sofá é confortável porque foi fabricado com um tecido da Alemanha. Vai dizer que aquele móvel é aconchegante, que, por isso, vai proporcionar conforto a família, quando ela se reunir na sala de estar.

Persuadir é ser incontestável

Diga a uma pessoa que possui um iPhone que Steve Jobs foi um sujeito nada inteligente. Você vai ser ignorado.

Ela possui o iPhone, a tecnologia mais moderna dos últimos anos, criado pelo empreendedor americano. O indivíduo vai te mostrar o aparelho e afirmar que você está equivocado.

Se você quer persuadir, mostre fatos que confirmam sua opinião. Lembre-se que contra fatos não há argumentos. Entregue sua informação baseada em dados.

Se possível, entregue mais que dados, faça storytelling; mostre pessoas que tiveram sucesso com seu serviço.

Não tenha medo de usar a persuasão e vender milhões

Agora você já sabe o que é persuadir, seu segundo passo para se tornar um mestre na arte da persuasão é conhecer as principais técnicas de convencimento, que são utilizadas pelos grandes vendedores.

Nós vamos falar sobre isso no próximo artigo. Para não perder a continuação deste assunto, assine a newsletter e receba a notificação assim que lançarmos o próximo artigo exclusivo sobre as técnicas da persuasão!


Leonardo Angelos
Leonardo Angelos

Olá, meu nome é Leonardo Angelos e trabalho com marketing digital desde 2016. Foi amor a primeira vista. Assim como você estudei muito sobre o assunto e comecei a colocar cada uma das ideias em prática. Conheci grandes nomes como Érico Rocha, Victor Damásio, Gabriel Goffi, Murilo Gun e Bruno Romano. E hoje procuro contribuir para que outras pessoas que começaram assim como eu, sem saber nada, a ter o trabalho e a vida que sempre sonharam.

Deixe o seu comentário abaixo

Leave a Reply