Você sabe o que é native ads? Já ouviu falar sobre esse assunto? Ele é uma estratégia de anúncios que não pode faltar em um planejamento de marketing digital.

Então, se você precisa criar anúncios que engajam e convertem mais, tem que conhecer esse tipo de publicidade.

E se você se sente perdido quando ouve falar em native ads, este artigo será um divisor de águas na sua vida. Organizei informações importantes, capazes de tirar suas principais dúvidas. Leia o conteúdo até o final e comprove isso!

O que é native ads

O native ads, também conhecido como publicidade nativa, é um tipo de anúncio pago, que é vinculado em portais, com um formato mais informativo.

Podemos definí-lo como uma espécie de conteúdo patrocinado.

Esse tipo de publicidade não é intrusiva, ou seja, não interrompe a navegação do visitante, desviando sua atenção para uma comunicação sem coerência com o contexto do momento.

Pelo contrário, ele sugere um conteúdo útil e que tenha a ver com o que o leitor está fazendo no site. Ele funciona como um reforço positivo do que o usuário está lendo e é por isso que dá tão certo.

O native ads é a contramão da propaganda tradicional, a televisiva.

Na TV, o telespectador está assistindo um filme sobre dança e, de repente, começa um comercial sobre cerveja. Já no native ads, se o visitante está lendo sobre técnicas de dança, o anúncio exibido é sobre esse mesmo conteúdo.

Como funciona isso na prática

Supondo que você entre em um portal de saúde e resolva ler um artigo sobre emagrecimento…

Nesse contexto, lhe aparece, como se fosse um anúncio, uma recomendação de conteúdo sobre aquilo que você está lendo.

Por exemplo: um artigo com 10 dicas para perder peso rapidamente.

Esse anúncio pode aparecer no meio ou no fim do artigo e geralmente se parece com um conteúdo gerado pelo próprio site.

A estrutura do anúncio tem uma diagramação e linguagem parecida com a linha editorial do portal, mas o anúncio possui uma marca que o identifica como publicidade nativa.

Para que serve o native ads

Existem pessoas que não consomem seu conteúdo, mas visitam portais para consumir conteúdos semelhantes ao seu.

O native ads permite que você alcance essas pessoas com anúncios nesses sites semelhantes. Ou seja, enquanto elas estão navegando no portal, lhe aparece a recomendação do seu conteúdo.

Daí em diante, ela passa a conhecer e se engajar com a sua marca. Além dessa geração de tráfego qualificado, a publicidade nativa serve para os seguintes objetivos de marketing:

  • Atrair leads (contatos qualificados);
  • Gerar contatos para sua lista de e-mails;
  • Exibir sua marca para o público potencial que ainda não a conhece;
  • Realizar venda de produtos ou serviços;
  • Divulgar seu conteúdo;
  • Construir audiência.

Native ads não é o mesmo que display

É comum as pessoas confundirem o native ads com os anúncios feitos em redes de display. Isso acontece porque a publicidade nativa é segmentada assim como a exibição de banners em portais.

Ou seja, tanto no native ads quanto no display, se você vende produtos de beleza, você pode escolher anunciar em apenas sites de bem-estar.

Entretanto, existem algumas diferenças que você precisa conhecer:

  • A taxa de clique de um anúncio de native ads é maior do que dos anúncios em display. Enquanto que o CPC (custo por clique) é menor.
  • No native ads, a ênfase está em oferecer um conteúdo relevante ao leitor, sem atrapalhar sua experiência de leitura no portal. Quanto ao display, é mais intrusivo.

Sobre as plataformas de native ads

Nas plataformas de native ads, você pode escolher em que sites ou portais você vai vincular seu anúncio.

A segmentação é baseada no contexto em que usuário está, levando em conta: sua geografia e redes sociais que utiliza.

Tudo isso é diferente do Google, que usa o sistema de busca e do  Facebook, que se baseia nas informações pessoais dos usuários.

Antes de você configurar um anúncio na plataforma:

  1. Faça primeiro o planejamento da sua campanha;
  2. Estude seu público-alvo;
  3. Pesquise sobre suas principais dúvidas;
  4. Conheça os canais onde eles consomem mais conteúdo.

Sobre as principais plataformas de native ads no mercado, temos:

O native ads é a melhor ferramenta para anunciar?

O native ads tem uma ênfase na promoção de conteúdo relevante, em portais de nichos, considerando o perfil dos visitantes.

Mas isso não significa que você não possa fazer uma oferta direta sobre seu produto. O importante é que o pano de fundo sempre seja a informação que vá ajudar o leitor.

Muitos consideram essa a melhor ferramenta para anunciar as campanhas, mas isso vai depender muito da sua estratégia e da resposta do seu público-alvo.

Aconselhamos que você teste as ferramentas para decidir qual se encaixa na sua estratégia. Ah, e se precisar, pode colocar nos comentários as suas dúvidas sobre o assunto!


Leonardo Angelos
Leonardo Angelos

Olá, meu nome é Leonardo Angelos e trabalho com marketing digital desde 2016. Foi amor a primeira vista. Assim como você estudei muito sobre o assunto e comecei a colocar cada uma das ideias em prática. Conheci grandes nomes como Érico Rocha, Victor Damásio, Gabriel Goffi, Murilo Gun e Bruno Romano. E hoje procuro contribuir para que outras pessoas que começaram assim como eu, sem saber nada, a ter o trabalho e a vida que sempre sonharam.

Deixe o seu comentário abaixo

Leave a Reply