Você pode usar estratégias de marketing digital ou nadar para “morrer na praia”…

Existe uma frase célebre de um tal Bill gates que diz assim: “Em alguns anos existirão dois tipos de empresas: as que farão negócios pela internet e as que estarão fora do negócio”.

Porém não basta estar presente na internet para sua empresa gerar negócios. Sem estratégias de marketing digital bem elaboradas, o seu negócio não vai obter resultados expressivos.

É sobre isso que vamos conversar neste artigo. Vamos abordar algumas estratégias de marketing digital que vão fazer uma grande diferença no seu negócio.

Pronto para aprender mais? Então vamos lá.

1) Aplique a estratégia AIDA

Para aplicar estratégias de marketing digital consistentes, primeiro vamos entender um conceito consagrado de processo de vendas: o modelo AIDA.

 

estratégias de marketing digital

É um processo estratégico que visa orientar o público a percorrer etapas psicológicas que levam até a decisão de compra, transformando um prospecto em cliente efetivamente.

É muito importante que você entenda esse conceito agora

Isso servirá de base para outras estratégias de marketing digital.

Na etapa de “Atenção”, você deve fazer o prospecto olhar para sua oferta de valor. Assim ele passa a estar consciente de um determinado problema ou desejo, e sabe que seu produto ou serviço existe para ajudá-lo.

Quando passa para o “Interesse”, o consumidor considera a sua oferta. Pesquisa mais sobre o problema e soluções.

Em seguida, o consumidor entra na etapa de “Desejo”.  Aqui ele já está bem informado sobre o assunto em questão, quer resolver a situação, mas ainda não tomou a decisão de comprar.

Na última fase, a de “Ação”, o consumidor decide efetivamente comprar com você.

2) Marketing de Conteúdo para engajar e persuadir

Investir em conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais poderosas que você pode utilizar. Quando combinada com a estratégia AIDA, vai trazer muito resultado.

O marketing de conteúdo baseia-se na premissa de que as pessoas estão na internet sempre para consumir informação.

O conteúdo serve para atrair e engajar uma audiência, para então educá-la sobre um determinado produto e persuadir para a tomada de decisão de comprar.

Marketing de conteúdo não é uma novidade da internet, ele já existe há mais de cem anos. Jhon Deere, em 1985, já usava esse tipo de estratégia.

Entretanto, hoje em dia, o marketing de conteúdo se faz cada vez mais necessário nas estratégias de marketing digital. Por um simples motivo:

Na internet as pessoas buscam por conteúdo, não por anúncios

O marketing “tradicional”, aquele que tem como objetivo imediato a venda, tem gerado cada vez menos resultado. Ele é interruptivo e quebra o fluxo de informação que uma pessoa está consumindo

Imagine: você está no Youtube assistindo um vídeo. E, de repente, quando você está imerso naquele conteúdo, é interrompido por um comercial. É irritante, não é?

O poder do marketing de conteúdo consiste justamente em não interromper, mas sim em instruir as pessoas com informações que sejam relevantes para a vida delas.

Mas como o marketing de conteúdo vende?

Simples: instruindo as pessoas sobre suas necessidades e dizendo como os seus produtos são perfeitos para resolvê-las.

Faça conteúdo informativo que esteja relacionado com seus produtos. Dessa forma você não vai atrair apenas compradores, e sim pessoas que confiam na sua marca.

3) SEO: Otimização para motores de buscas

Você já deve ter ouvido falar sobre buscas orgânicas. Na verdade, elas são os resultados que um mecanismo de busca te apresenta e que não são pagos por anunciantes.

Quando você faz uma pesquisa no Google, os primeiros resultados que vão aparecer são anúncios pagos.

estratégias de marketing digital

Os resultados que aparecem a seguir são os orgânicos, ou seja, não são pagos como os anúncios.

estratégias de marketing digital

Todo mundo quer estar nos primeiros resultados orgânicos do Google.

Para isso, você precisa entender de SEO

SEO é uma das maiores estratégias de marketing digital que você pode utilizar, porque ela é duradoura e exige investimentos muito menores que os anúncios.

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que traduzindo para o português significa “otimização para mecanismos de buscas”.

O motores de buscas tem um objetivo entregar informação de qualidade para as buscas de seus usuários.

Portanto eles têm uma série de critérios para avaliar o conteúdo do seu site é bom ou não. Trabalhando com SEO você atende a essas exigências para conquistar as primeiras posições dos resultados de buscas orgânicos nos buscadores.

Aqui o marketing de conteúdo novamente cai como uma luva. Você pode trabalhar conteúdos persuasivos com base em palavras chaves que são buscadas na internet.

Fique por dentro e não perca nada!

Gostou das dicas de estratégias de marketing digital? Então aproveite e assine agora minha lista VIP, e receba sempre dicas preciosas e atualizadas sobre o mercado digital!


Leonardo Angelos
Leonardo Angelos

Olá, meu nome é Leonardo Angelos e trabalho com marketing digital desde 2016. Foi amor a primeira vista. Assim como você estudei muito sobre o assunto e comecei a colocar cada uma das ideias em prática. Conheci grandes nomes como Érico Rocha, Victor Damásio, Gabriel Goffi, Murilo Gun e Bruno Romano. E hoje procuro contribuir para que outras pessoas que começaram assim como eu, sem saber nada, a ter o trabalho e a vida que sempre sonharam.

Deixe o seu comentário abaixo

Leave a Reply