Mas também entra uma outra questão a se pensar: não adianta ter produtos excelentes, se eles não vão aparecer para os usuários. Então, como conseguir um equilíbrio?
Para saber como divulgar seus treinamentos sem ser invasivo ou se tornar um “chato”, você precisa se pautar no Inbound Marketing (Marketing de Permissão).
Diferente do Outbound Marketing (tradicional), presente em televisões e rádios, que inserem anúncios sem restrição alguma para que o usuário veja, o Inbound Marketing te permite trabalhar com estratégias que atraem os clientes e criam relacionamentos.
Ou seja: você não será indesejado – e muito menos os seus anúncios. Quer saber as melhores estratégias de como divulgar seus treinamentos com o Inbound Marketing? Continue lendo e veja as melhores para aplicar no seu negócio.
Como divulgar sem ser invasivo
Existem duas maneiras principais de divulgação no Inbound Marketing:
- Com mídia paga direcionada;
- Com mídia orgânica.
Confira agora como usar cada uma delas no seu negócio e aprender, na prática, como divulgar seus serviços e ser desejado pelos clientes.
1 – Mídia paga direcionada
Com este meio de divulgação, você consegue investir para colocar seus treinamentos em evidência. Isso vai aumentar a visibilidade e acelerar o reconhecimento pelo público.
Esse tipo de investimento já foi mais difícil, quando tudo o que existia eram os meios de comunicação em massa (rádio, TV, jornal, revista etc.), mas com a tecnologia tudo mudou…
Por isso, você pode pagar menos e ainda fazer testes para ver a receptividade do público à sua oferta. Aqui vão algumas estratégias para você conhecer rapidamente e praticar.
Remarketing
Com o Remarketing, você pode continuar exibindo os seus anúncios, mesmo quando essas pessoas saem do seu site.
Ou seja, ele aparece mais vezes para o cliente e cria uma possibilidade maior de venda dos seus treinamentos.
Isso porque quase ninguém decide, à primeira vista, que vai investir em um produto ou serviço. Então, o anúncio serve como um “lembrete” da sua oferta.
Quer entender mais sobre o assunto e ainda ter exemplos práticos de como essa estratégia funciona? Então, aconselho que leia o texto a seguir:
Pay per Click
Esse tipo de anúncio é mais utilizado em plataformas do Facebook Ads e Google Adwords. O Pay per Click tem a tradução no Brasil como “Custo por clique”.
Isso funciona da seguinte forma: você configura um anúncio (com o segmento e público que deseja alcançar) e se o anúncio for apenas visualizado você não paga nada por ele.
Ou seja: você só paga pelo anúncio que fez (e que fica visível aos usuários) se eles clicarem no seu banner ou link para ir à sua página de ofertas. Os custos são definidos nos leilões.
Sociais Ads
São anúncios em plataformas que mostram a foto e o nome dos usuários, permitindo uma interação maior com o serviço apresentado.
Você pode descobrir, na prática, como divulgar seus produtos por algumas plataformas sociais, como: Facebook, LinkedIn, Instagram, Google + e outras que permitam uma interação com outros usuários.
Se você já quer saber como divulgar de uma maneira fácil e conhecer os elementos necessários para fazer um anúncio atrativo, principalmente no Facebook, recomendo que complemente a leitura com o texto a seguir:
2 – Mídia orgânica
Na mídia orgânica, a maneira de como divulgar é diferente dos anúncios. Apesar da maioria das mídias pagas e orgânicas terem o mesmo objetivo no final (a venda de algum serviço), o jeito como o conteúdo é feito acaba sendo diferente.
Ou seja: na mídia orgânica, você vai criar conteúdos que geram algum valor para o lead (contato qualificado), fazendo com que ele se engaje mais com os seus treinamentos e queira comprar de você.
Recapitulando: na mídia paga você investe para ter um retorno e mostra suas principais ofertas ao público.
Na orgânica, você não precisa pagar nada, apenas cria conteúdos interessantes para criar um relacionamento forte com o público – e isso é que vai vender por você. Aqui, você pode investir em:
Conteúdos em blogs ou sites
Você já pesquisou sobre um determinado assunto no Google e achou um site que tinha a resposta para todas as suas perguntas?
Isso é o Marketing de Conteúdo. Você gera informações interessantes para o usuário da internet, gratuitamente, e em troca ele vai querer comprar de você.
Vamos a um exemplo prático: você foi em várias lojas para pesquisar o preço de uma roupa (além da qualidade do material e outros quesitos que você precisa que ela tenha)…
A quem você vai comprar: ao vendedor que mal te deu atenção e só quis te vender ou ao prestativo que te passou todas as informações e não se preocupou em gastar tempo com você (mesmo que ele não tivesse garantias da sua compra)?
Provavelmente, você escolheu a segunda opção. Isso porque você se sentiu valorizado como cliente e viu que o vendedor se importou mais com você do que com seu dinheiro.
Esse é o poder do Marketing de Conteúdo: proporcionar informações que façam a diferença na vida de alguém, esperando que, futuramente, ele se torne um cliente.
O uso do SEO
Nos próprios conteúdos que você gerar no seu site ou blog, você pode investir em SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para mecanismos de buscas).
Isso significa que você vai fazer algumas configurações e trazer alguns elementos para o seu conteúdo, a fim de que ele gere mais visitas e, consequentemente, mais vendas.
Quer saber como divulgar seus treinamentos investindo seu tempo no SEO? Então, complemente a sua leitura sobre o assunto com:
Posts no Facebook
Uma outra excelente maneira de como divulgar seus treinamentos sem ser invasivo, e ainda conseguir um excelente engajamento, é investindo nos posts do Facebook.
Simples? Sim, muito simples. Você não vai precisar pagar para isso e, à medida que vai postando coisas interessantes relacionadas ao seu treinamento, o engajamento vai ficando ainda maior.
Um bom exemplo de interação com os usuários no Facebook é a Netflix, que sempre responde aos comentários com muito humor e cria postagens criativas para seus filmes e séries. Posts que podem ser compartilhados e comentados.
E você, já escolheu qual meio de como divulgar seus treinamentos vai usar a partir de agora?
Independente da sua escolha, aconselho que você teste os canais de comunicação e analise a aceitação do seu público – os clientes de cada segmento reagem de uma maneira diferente.
Além disso, tem uma coisa que você não pode sair daqui sem ter, se quiser realmente ter sucesso em seus anúncios pagos e orgânicos: o ebook com 33 tipos de ferramentas que vão alavancar suas vendas.
Então, baixe o ebook e me conte nos comentários quais foram os meios de divulgação que mais chamaram sua atenção neste post.